O SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO - SIRESP

O Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo – SIRESP é um sistema acessado via internet, desenvolvido para instrumentalizar o processo de regulação e de agendamentos unificados e automatizados dos recursos de saúde no estado de São Paulo, composto pelos seguintes módulos:

O módulo de Regulação de Urgências permite que os estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS solicitem recursos de urgência não disponíveis no local do atendimento, visando a transferência de pacientes para estabelecimentos de saúde igualmente vinculados ao SUS, com estrutura e complexidade adequada à necessidade de atendimento do paciente.

O módulo de Regulação Ambulatorial possibilita aos municípios do estado de São Paulo a regulação e o agendamento de consultas ambulatoriais, exames, procedimentos e outros serviços oferecidos, sob gestão estadual e municipal, localizados no estado de São Paulo, por meio das unidades de saúde e/ou centrais de regulação. 

Esses recursos são distribuídos e regulados de acordo com a pactuação e protocolos definidos pelos gestores regionais e municipais junto à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

O módulo de Regulação Pré-hospitalar tem por finalidade realizar o acompanhamento diário das disponibilidades de serviços de urgência/emergência das unidades hospitalares sob gestão estadual ou municipal.

De posse dessa informação, os serviços de assistência pré-hospitalar móvel podem direcionar e conduzir os pacientes que se encontram em situação de urgência e emergência para o recurso disponível mais próximo para realizar atendimento.

O módulo de Regulação de Leitos com AIH (Autorização de Internação Hospitalar) e Regulação de Leitos têm como objetivo realizar o processo de acompanhamento e/ou controle das internações e saídas hospitalares dos estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS, sob gestão estadual ou municipal, bem como a emissão online das AIH, cuja autorização dar-se-á através do gestor público.

O módulo de indicadores tem como objetivo acompanhar o desempenho das unidades em relação aos indicadores hospitalares estratégicos dos convênios/subvenções e demais instrumentos demandados pela Secretaria de Estado da Saúde.